terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aqui um pouco da beleza F D MG


Quer conhecer um pouco do céu então conheça Francisco Dumont -MG


atividade 2.8

Relato de atividades usando multimídia na escola atividade 4.6


Atividade 4.6
Cursista: C arlos Celeste Rabelo
Formadora: Francismar Pereira Lopes
Município: Francisco Dumont – MG

Relato de atividades usando multimídia na escola
Durante este mês de agosto na escola onde leciono, acontece todo ano o “Projeto Folclore”, onde são trabalhadas diversidades de textos, o uso do dicionário, registro oral e escrito de frases de caminhão, lendas, contos, etc. como este ano podemos contar também com uma grande parceria que foi a sala de informática, fizemos o uso da mesma. Através de pesquisa com todos os alunos do 3º Ano o qual leciono este ano, lemos o conceito de cada personagem folclórico dentre outros.
Os alunos ficaram encantados porque até este dia ainda não tinham freqüentado o laboratório. Contudo pude perceber que ouve grande medo de pegar no mouse, no teclado, mas com o passar do tempo já havia se interagido com os demais alunos e professora e acabaram se saindo muito bem.
Ao final da aula pude perceber o quanto foi prazeroso para eles esse momento.
Pude perceber que foi uma aula proveitosa e que aprenderam algo que antes era somente falado e agora puderam comprovar através da pesquisa na internet, fatos e fotos que acabaram se tornando algo real na sua mente.
Foi usado também a câmera da escola para registrar a interação aluno e a informática.

Plano de aula atividade 4.5


Atividade: 4.5
Cursista: Carlos Celeste Rabelo
Formadora: Francismar Pereira Lopes
Município: Francisco Dumont – MG

Plano de aula

Objetivos
  • Conceituar folclore;
  • Compreender lendas, contos e mitos de uma região;
  • Formular hipótese;


Conteúdo
  • Folclore brasileiro.


Disciplinas
  • Português, Matemática, Historia, Geografia, Artes, Educação Religiosa;

Procedimentos

  • Conversa informal sobre o assunto pra diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
  • Troca de informação entre alunoxprofessor;
  • Momento da ida para o laboratório de informática;
  • Experiências com o computador através da pesquisa na internet;
  • Relatos orais e escritos sobre a pesquisa feita em sala de aula;
  • Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos;

Avaliação

Será todo o processo através da leitura, o registro oral e escrito, a interação entre aluno e computador. A compreensão do que é folclore brasileiro.

Tecnologias ao Currículo atividade 4.4


Atividade 4.4

Cursista: Carlos Celeste Rabelo

Formadora: Franciscmar Pereira Lopes

Município: Francisco Dumont - MG

Tecnologias ao Currículo

Pode-se dizer que o currículo imprime uma identidade à escola e aos que dela participam. Permite, ainda, perceber que o conhecimento trabalhado no ambiente escolar extrapola os limites de seus muros, As tecnologias, torna possível estabelecer outros mecanismos para troca de informações, interação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A interação entre o currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
A escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto, nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.
Os alunos estão prontos para a multimídia, os professores, em geral, não. Os professores sentem cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentam segurar o máximo que podem, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial.
As mudanças na educação dependem, mais do que das novas tecnologias, de termos educadores, gestores e alunos maduros intelectual, emocional e eticamente; pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar; pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos. São poucos os educadores que integram teoria e prática e que aproximam o pensar do viver.

Relato de atividades usando multimídia na escola atividade 4.3

Atividade 4.3
Cursista: Carlos Celeste Rabelo
Formadora: Francismar Pereira Lopes
Município: Francisco Dumont – MG

Relato de atividades usando multimídia na escola
Durante este mês de agosto na escola onde leciono, acontece todo ano o “Projeto Folclore”, onde são trabalhadas diversidades de textos, o uso do dicionário, registro oral e escrito de frases de caminhão, lendas, contos, etc. como este ano podemos contar também com uma grande parceria que foi a sala de informática, fizemos o uso da mesma. Através de pesquisa com todos os alunos do 3º Ano o qual leciono este ano, lemos o conceito de cada personagem folclórico dentre outros.
Os alunos ficaram encantados porque até este dia ainda não tinham freqüentado o laboratório. Contudo pude perceber que ouve grande medo de pegar no mouse, no teclado, mas com o passar do tempo já havia se interagido com os demais alunos e professora e acabaram se saindo muito bem.
Ao final da aula pude perceber o quanto foi prazeroso para eles esse momento.
Pude perceber que foi uma aula proveitosa e que aprenderam algo que antes era somente falado e agora puderam comprovar através da pesquisa na internet, fatos e fotos que acabaram se tornando algo real na sua mente.
Foi usado também a câmera da escola para registrar a interação aluno e a informática.

Pensando sobre possíveis mudanças atividade 4.1


Atividade 4.1
Cursista: Carlos Celeste Rabelo
Formadora: Francismar Pereira Lopes
Município: Francisco Dumont – MG


Pensando sobre possíveis mudanças

Hoje as mudanças do sistema de produção e dos serviços, as mudanças tecnológicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às mudanças da sociedade. É necessário tornar a escola mais motivadora e interessante, para motivar e despertar a curiosidade do aluno. Desenvolver o raciocínio lógico ou possibilitar situações de resolução de problemas é uma razão nobre do uso do computador na educação. Uma vez que o professor se rende a esse processo, observa-se a evolução no ensino-aprendizagem, essas mudanças fazem com que o aluno tenha um aprendizado significativo e não mecânico, porque é visível o fascínio do aluno em aprender com as tecnologias. A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores; portanto, a revisão das práticas educacionais é condição para que possamos dar-lhes educação apropriada. Portanto, faz-se necessário essa mudança. Precisamos fazer nosso tempo, para podermos “acompanhar as novas tecnologias”. Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar, e que exige uma contextualização por parte do professor, para que haja uma receptividade por parte do aluno, o professor é disseminador de conhecimento, logo, deve mostrar-se capaz de enfrentar esta realidade que já não é uma novidade para nossos alunos, mas para nós às vezes é. O professor deve se render e reconhecer o seu despreparo procurando fazer uma aliança às novas tecnologias para que a educação seja realmente de qualidade. Como desenvolver esse processo diante de tantos conteúdos que já vem pré-determinado para repassarmos aos nossos alunos? Informatizando os métodos tradicionais de instrução, contextualizando com vídeos, fazendo uso dos blogs que são excelentes ferramentas metodológicas. Estamos no século XXI. Existe Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar.