terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pensando sobre possíveis mudanças atividade 4.1


Atividade 4.1
Cursista: Carlos Celeste Rabelo
Formadora: Francismar Pereira Lopes
Município: Francisco Dumont – MG


Pensando sobre possíveis mudanças

Hoje as mudanças do sistema de produção e dos serviços, as mudanças tecnológicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às mudanças da sociedade. É necessário tornar a escola mais motivadora e interessante, para motivar e despertar a curiosidade do aluno. Desenvolver o raciocínio lógico ou possibilitar situações de resolução de problemas é uma razão nobre do uso do computador na educação. Uma vez que o professor se rende a esse processo, observa-se a evolução no ensino-aprendizagem, essas mudanças fazem com que o aluno tenha um aprendizado significativo e não mecânico, porque é visível o fascínio do aluno em aprender com as tecnologias. A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores; portanto, a revisão das práticas educacionais é condição para que possamos dar-lhes educação apropriada. Portanto, faz-se necessário essa mudança. Precisamos fazer nosso tempo, para podermos “acompanhar as novas tecnologias”. Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar, e que exige uma contextualização por parte do professor, para que haja uma receptividade por parte do aluno, o professor é disseminador de conhecimento, logo, deve mostrar-se capaz de enfrentar esta realidade que já não é uma novidade para nossos alunos, mas para nós às vezes é. O professor deve se render e reconhecer o seu despreparo procurando fazer uma aliança às novas tecnologias para que a educação seja realmente de qualidade. Como desenvolver esse processo diante de tantos conteúdos que já vem pré-determinado para repassarmos aos nossos alunos? Informatizando os métodos tradicionais de instrução, contextualizando com vídeos, fazendo uso dos blogs que são excelentes ferramentas metodológicas. Estamos no século XXI. Existe Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário