segunda-feira, 5 de setembro de 2011

atividades 2.2a


Reflexão sobre o uso do dicionário e sobre as convenções da língua escrita – Uma idéia que deu certo!

É importante observar que nem todos os problemas que as crianças apresentam em sua escrita podem ser explicados pelos seus hábitos de pronúncia. Muitos são simplesmente conseqüências do caráter arbitrário das convenções da língua, isto é, um mesmo fonema pode ser representado de duas formas ou mais. Veja por exemplo o fonema /s/ que pode ser representado pelas letras “s”, “c”, “ç”, “x”, ”z” (no final das palavras) e pelos dígrafos “ss”, “sc”, “sc”, e “xc”. A forma de representar o fonema /s/ em cada palavra é convencionada pelas regras de ortografia, no processo de padronização da língua, na elaboração dos dicionários, por exemplo.
Para que os alunos de séries iniciais reflitam sobre as convenções da ortografia, especialmente as referentes à representação do fonema /s/, desenvolva com eles atividades como peça de teatro que pode ser representada pelos alunos ou com fantoches.
Para tanto, escolhi uma peça teatral que tem como título “O PALHAÇO COCORICÓ E AS LETRAS “S” E “C”, do livro do Pró – letramento e devido meus alunos ter entre 8 e 9 anos ainda estão em processo de alfabetização, não pude colocá-los para falarem todas as falas. Então, fiz o papel do palhaço Cocoricó e com a participação de mais 4 alunos apresentamos a peça. Convidamos então, as salas de aula que estão em processo de alfabetização para se juntarem a nossa. Trabalhei em sala de aula com meus alunos fonemas e como deve ser procurado as palavras no dicionário. Expliquei como deve ser o uso correto do mesmo. Escolhi algumas palavras que escrevemos “s” e “c” e foi dinamizado de várias formas em sala.
Durante a apresentação do teatro pude perceber que a maneira lúdica de trabalhar a aula foi bem aceita pelos alunos, tendo em vistas que ouve participação muito satisfatória dos alunos durante a mesma. A atenção foi redobrada a cada assunto falado naquele momento.
Ao final foi escrito palavras no quadro negro com a ajuda dos alunos que iam ditando as mesmas.
Conclui-se então,que as tecnologias tem chegado até as escolas, e muitas vezes enquanto professora não tenho sabido usá-la como devia ou de acordo com o que nos são exigidos. E que só tem a favorecer a nossos alunos e melhorar consequentemente as minhas aulas.



Bibliografia

Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental – PRÓ – Letramento. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Alfabetização e Linguagem. Pgs. 23,24 e 25 Revisão Ampliada. Brasília – 2008.



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